Histórico da Companhia


Em julho de 2008, a Câmara de Cultura Antonino Assumpção, em São Bernardo do Campo, deu lugar ao projeto Clarice Lispector:. Diversas atividades sobre a obra dessa autora foram oferecidas ao público. Dentre elas, a oficina de teatro Clarice: em cena, conduzida por Paula Carrara.
Foram nessas duas semanas de julho que trabalhamos juntos pela primeira vez. As propostas, colocadas em prática em uma atmosfera de muita seriedade e silêncio, despertaram o prazer e, em muitos dos participantes, o desejo de continuar.
Nosso reencontro deu-se em 2009, quando nos reunimos outra vez para ampliar – por meio de novos contos e imagens – a estrutura que havíamos apresentado como exercício de finalização da oficina. Nascia então, o Clarice: em cena, exercício cênico que temos levado para diversos espaços da Grande São Paulo.
O Núcleo Ausência em Cena surge como grupo em maio de 2010 quando nos propusemos a escrever o projeto “O Homem Desenraizado: Histórias do Não-lugar”. O trabalho foi contemplado com o VAI-SBC 2010 e deu origem ao espetáculo “Lá fora”, um cruzamento entre textos literários de autores de língua portuguesa, relatos recolhidos em pesquisa de campo e depoimentos dos próprios atores acerca do tema que deu nome ao projeto.
Ainda buscando a relação entre palavra escrita e falada, a leitura e a cena, a imagem poética que é transformada em corpo no espaço, o Núcleo se propôs a aprofundar o estudo do universo dos contos de fada a partir da história do Barba-Azul e seus símbolos que permeiam o imaginário coletivo. Um mergulho nos elementos que acordam nossos interesses, tristezas, perguntas, anseios e compreensões que fazem aflorar os arquétipos. Esse projeto deu origem ao espetáculo “O quarto do Barba Azul”, contemplado com o ProAC 2011 de Produção e Circulação de Espetáculo Teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário